Dizem que na vida da gente nada acontece por acaso. Em muitos casos eu acredito que esta afirmação é verdadeira. Na tarde de hoje, por um acaso do destino veio parar nas minhas mãos uma publicação denominada "É tempo de Espumoso". Neste pequeno livro de pouco menos de 70 páginas, publicado em Outubro de 1972, além de muitas fotografias históricas, também estão muitos textos daquela época.
Uma das notícias que mais me chamou a atenção foi que de acordo com o recenseamento geral de 1970, Espumoso estava com 35.014 habitantes.
Posteriormente, com as emancipações de Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho e Salto do Jacuí a população espumosense foi diminuindo até chegar a população atual que de acordo com o Censo de 2010 é de 15.240 habitantes. Ou seja, em 45 anos Espumoso perdeu quase 20 mil habitantes.
Este livro que pertencia ao meu avô materno, foi me repassado pela minha tia Regina Canello. Este livro traz uma série de curiosidades que julgo interessantes e que pretendo ir publicando aos poucos.
Marcadores: Cidade, Curiosidades, Datas, Governo, História, Livros
Postado por J.V.
as 19:44
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog