Desde que me conheço por gente sempre procuro de uma forma ou outra exercer a cidadania, que nada mais é do que o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais, estabelecidos na Constituição Federal de 1988. Essa minha vontade de exercer a cidadania aumentou quando eu cursei a faculdade de Direito na Unicruz em Cruz Alta.
Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e deveres e lutar para garantir que estes direitos sejam cumpridos. Preparar o cidadão para exercer seus direitos deveria ser matéria de sala de aula, mas infelizmente não é, até por isso quando alguma escola realiza algum projeto visando ensinar a cidadania aos alunos, geralmente a imprensa divulga, porque não é uma atividade corriqueira.
A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de Outubro de 1988 estabelece uma série de garantias do cidadão, o problema é que a grande maioria das pessoas desconhece estas garantias e no momento que você desconhece seus direitos, fica complicado de cobrá-los.
Quem sabe as pessoas começarão a exercer a cidadania no momento em que as escolas comecem a ensinar cidadania, o problema é que para os nossos Governantes, quanto menos instruído for o cidadão, melhor para o Governo, que será menos cobrado. É triste, mas é a realidade.
Marcadores: Cidadania, Educação, Leis
Postado por J.V.
as 18:33
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog