Já havia falado sobre o presidente uruguaio aqui, porém volto a falar, já que em uma década de governos da Frente Ampla, a economia uruguaia cresceu em média 5% ao ano, o desemprego caiu, e o índice de pobreza foi reduzido de 39% para 11%. Quem ajudou a colocar o pequeno país no mapa foi o atual presidente José Pepe Mujica, que inclusive elegeu Tabaré Vázquez como seu sucessor.
 |
(Mujica. Foto: AFP) |
Desde que assumiu a Presidência do Uruguay, em 2010, Mujica – de 79 anos – fez fama por ser diferente. Ele vive na mesma chácara e dirige o mesmo fusca velho, tanto é que um xeque árabe quis comprar o carro por um US$ 1 milhão, mas ele se recusou a vendê-lo. Cabe lembrar que Mujica doa 90% de seu salário presidencial para projetos sociais.
No governo de Mujica, pelo menos 4 medidas polêmicas foram aprovadas: O aborto,o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a adoção de crianças por "casais" homoafetivos e a livre produção e venda de maconha.
Em entrevista à Agência Brasil, José Pepe Mujica disse que – depois de entregar a Presidência a seu sucessor, em março – vai pôr em prática muitos planos. Um destes planos, ele já começou a realizar, que é a construção de uma escola de ofícios agrícolas em um canto de sua chácara e vai continuar fazendo política, como senador – cargo para o qual foi eleito nas eleições legislativas, em outubro passado, quando também ocorreu o primeiro turno das eleições presidenciais.
Você pode até discordar de algumas decisões ou do posicionamento político do líder uruguaio, mas certamente irá concordar que ele fez um mandato de transformações sociais e econômicas, sem contar que de certa forma ele exerceu o socialismo que muitos presidentes da América Latina pregam, mas que não o colocam em prática.
Marcadores: Diversos, Governo, Personalidades, Política
Postado por J.V.
as 16:24
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog