Estava lendo um artigo a respeito da Seleção do Uruguai. O Uruguai chegará para a Copa do Mundo como a quarta melhor Seleção da última Copa, sendo atualmente o quinto colocado no ranking de Seleções da FIFA.
O Uruguai possui 3,3 milhões de habitantes, tendo uma liga nacional que envolve 34 equipes de primeira e segunda divisões, 29 delas de Montevidéu. O campeonato uruguaio vale menos de 22 milhões de reais por ano em direitos de transmissão pela televisão e seus jogadores são os mais mal pagos da América Latina, junto com os bolivianos.
(Jogadores Uruguaios comemoram gol da classificação para a Copa. Foto: AFP)
Devido a Globalização os melhores jogadores uruguaios jogam em outros países, porém o Uruguai, ganhador de dois Mundiais (1930 e 1950) e não menos do que 15 Copas Américas, tem seu lugar destacado na história do futebol, pois no início do século 20, quando o Uruguai se impunha nos campos do mundo todo, era também um país rico que chegou a bancar as viagens de equipes europeias arruinadas pela guerra em 1930, quando organizou a primeira Copa do Mundo da história.
Um fator que chama muita atenção e que talvez explique o motivo do Uruguai ser uma força futebolística, pode ser o fato de que no Uruguai as entradas para os jogos são relativamente baratas, o que acaba fazendo com que famílias inteiras se dirijam até os estádios. Outro fator é que as ligas de futebol infantil (5 a 12 anos) são o evento social mais importante do país, sendo que a cada fim de semana se disputa cerca de 3.000 partidas em Montevidéu.
Cabe lembrar que eles estarão na Copa que começará em breve. Será que farão uma boa copa novamente? A resposta daqui alguns dias...
Postar um comentário
Voltar ao blog