O futebol brasileiro está de luto. Morreu nesta quinta-feira, aos 83 anos, o zagueiro Bellini, capitão do primeiro título mundial, em 1958 na Suécia. Ele sofria de Mal de Alzheimer desde 2011 e será enterrado amanhã na sua cidade natal, em Itapira, no interior de São Paulo.
(Foto: Banco de Dados, ZH)
Bellini foi ídolo do Vasco, onde atuou durante 11 anos e conquistou três títulos estaduais (1952, 1956 e 1958). Neste ano, foi também o zagueiro titular, capitão e líder da Seleção Brasileira que encantou o mundo com a conquista do primeiro título em 1958, na Suécia.
A imagem do zagueiro com a taça Jules Rimet erguida por cima da cabeça transformou-se em um símbolo do futebol brasileiro. Bellini levantou o troféu a pedido de fotógrafos que se aglomeravam para buscar o melhor ângulo do retrato histórico, que marcava a primeira conquista brasileira em Copas do Mundo. Desde então, o gesto de levantar a taça tornou-se universal.
Do Vasco, transferiu-se para o São Paulo, clube em que substituiu Mauro, seu reserva em 1958 e o capitão do bicampeonato mundial em 1962 (também falecido) e encerrou sua carreira no Atlético Paranaense, em 1969.
Marcadores: Copa do Mundo, Futebol, Personalidades
Postado por J.V.
as 22:02
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog