Algumas pessoas tem questionado muito o turno único, pois bem, já tratei neste post a este respeito, mas como algumas pessoas não entenderam eu explico outra vez:
Um grande número de Prefeituras da região adotaram o turno único, inclusive foi feito um estudo sobre se o turno único geraria economia aos municípios ou não e como resultado foi verificado que existe sim economia. Economiza-se luz, tendo em vista que pode ser diminuída uma hora de trabalho por dia, também em virtude de que por grande parte da manhã não se liga o ar condicionado, já pela parte da tarde com a alta temperatura os funcionários que possuem ar condicionado em suas salas, acabam ligando para diminuir o calor. Outra decisão que gera economia é o fato de que com o turno único não se pode fazer horas extras e isso acaba gerando bastante economia.
Aqueles que criticam o turno único sem saber a realidade, como inclusive pessoas da imprensa tem feito, poderiam fazer um estudo para tentar comprovar suas críticas, pois será que a grande maioria dos prefeitos da região não sabem o que fazem e decretam turno único sem nenhum estudo ou embasamento legal, só por decretar?
Outro fator positivo é que muitas vezes quando o expediente está normal, algumas pessoas alegam que é complicado de ir até a prefeitura resolver algum problema devido a prefeitura estar aberta exatamente no horário comercial, pois, por exemplo ao contrário dos bancos que abrem mais tarde e fecham mais cedo, mas ficam abertos ao meio dia, a Prefeitura abre no horário comercial, mas fecha ao meio dia e isso dificulta para algumas pessoas, que tem que tirar um tempo do seu serviço para irem até a Prefeitura. No entanto com o turno único, todos que precisarem se deslocar até a Prefeitura terão tempo para ir, pois a Prefeitura abre as 7:00 horas da manhã e fica aberta até as 13:00 horas da tarde, sem fechar ao meio dia, então quem antes não queria faltar serviço para ir até a Prefeitura resolver algum problema, agora pode ir antes de ir trabalhar ou até mesmo durante o horário de almoço. Mas cabe lembrar que o turno único é só até 21 de Fevereiro, ou seja, quem trabalha e precisa resolver alguma coisa neste órgão público, tem que aproveitar este período de turno único, posteriormente tudo voltará a ser como era antes.
Quanto aos funcionários, sim eles trabalham uma hora a menos que o normal, mas se algo tem que ser feito, se tem um prazo para fazer algo e o funcionário não conseguir terminar esta tarefa com o turno único, ele fica após o expediente para resolver isso e não ganhará nenhum centavo para isso, ou seja, o turno único não é feito para se trabalhar menos, mas sim para se economizar mais.
Outra questão que não pode deixar de ser levantada é que no final de 2012 e início de 2013 houve turno único também e não vi nenhuma enquete sendo feita e não li nenhuma reclamação em jornal, isso que era uma novidade. Agora que o turno único foi implantado pela segunda vez seguida em nosso Município, vejo algumas pessoas reclamando. Porque será?
Marcadores: Governo
Postado por J.V.
as 18:35
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog