Com o preço dos terrenos em áreas centrais, cada vez mais escassos e caros, o valor do metro quadrado de imóveis novos e a nova configuração das famílias levam o mercado a construir apartamentos que equivalem ao tamanho de um único cômodo da casa de uma família.
As unidades compactas chegaram para ficar: até o final desse ano, cerca de 1,2 mil apartamentos, do tipo studio ou de um quarto, serão entregues pelas construtoras em Curitiba.
Em 2014, quase 1,8 mil ficarão prontos. Apartamentos com menos de 40 metros quadrados atendem o público single, de terceira idade e casais sem filhos. É com essa ocupação que o centro das grandes cidades vai se renovar, dizem os urbanistas.
A tendência aparece em capitais do Brasil e em outros centros urbanos pelo mundo, como Tóquio, Honk Kong, São Francisco e Nova York. Os prédios novos não vão atrair apenas moradores. A rotina de quem vive em apartamento de baixa metragem tem que ser, também, compacta e racional, por isso quem vai morar em uma delas deve se preparar para uma mudança de hábitos. Não dá para levar móveis prontos nem coleções de estimação. O mobiliário tem que ser feito sob medida para otimizar cada metro quadrado dos ambientes.
Visitar o decorado de um empreendimento dá uma prévia de como viver dessa forma. Está tudo ali: sofá, TV, cama, guarda-roupa, cozinha, mesa de refeições, cortinas e luminárias mas não há espaço para o supérfluo.
A ideia é viver mais fora de casa, usufruindo serviços, parques e espaços públicos da cidade. Os empreendimentos são pensados para um público que passa pouco tempo dentro do apartamento. Se nos apartamentos compactos a metragem não permite grandes espaços de estar ou de estoque, os prédios costumam ter áreas comuns generosas e também serviços, como lavanderia, já que o apartamento é usado para refeições simples e atividades pessoais. A área comum do edifício se torna uma extensão do apartamento. São espaços pensados para proporcionar bem-estar.
Marcadores: Curiosidades
Postado por J.V.
as 14:00
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog