Você consegue imaginar Gremistas e Colorados unidos e torcendo para o mesmo time? Pode parecer piada ou brincadeira de mau gosto, mas não é. Isso aconteceu e esta é a história que eu passo a contar a partir de agora:
O ano era 1972, naquela época era comum a Seleção Brasileira enfrentar combinados Estaduais, já que a Seleção se preparava para a Copa Independência. Porém o técnico Zagallo não convocou o gaúcho Everaldo do Grêmio, que havia sido titular na Copa do México, conquistada pela Seleção Brasileira, dois anos antes.
No dia 17 de Julho de 1972, Gremistas e Colorados foram ao estádio Beira Rio, que tinha sido inaugurado em 1969 e que na época era o Estádio mais moderno do Sul do pais. No estádio pairava um clima de guerra, torcedores gaúchos fardados e carregando bandeiras do Rio Grande do Sul. De acordo com alguns jornalistas e ex-jogadores daquela época, não se via uma única camisa ou bandeira brasileira naquele dia no Estádio.
A Seleção Brasileira foi assim escalada pelo técnico Zagallo: Leão, Zé Maria, Vantuir, Brito e Marco Antônio; Clodoaldo, Piazza e Rivelino, Jairzinho, Leivinha e Paulo César Cajú.
A Seleção Gaúcha, que era um combinado da Dupla Grenal, escalada pelo técnico Aparício Viana, foi a campo com: Scheneider, Espinosa, Figueroa, Ancheta e Everaldo; Carbone, Tovar e Torino; Valdomiro, Claudiomiro e Oberti.
O público daquela partida ninguém sabe dizer ao certo. Falou-se em 108 mil pessoas, 105, 106, 110, enfim ninguém sabe ao certo. Mas o que marcou é que aquele público foi o maior da História do Rio Grande do Sul.
A Seleção Gaúcha abriu o placar com gol de Tovar, o Brasil empatou com Jairzinho, que foi muito vaiado. No segundo tempo Carbone colocou a Seleção Gaúcha novamente na frente, mas Paulo César Cajú deixou tudo igual novamente. Mas a Seleção Gaúcha não desistiu e Claudiomiro colocou os gaúchos na frente pela terceira vez. Porém a fortíssima Seleção Brasileira correu atrás e empatou o jogo numa bela arrancada de Paulo César Cajú, que encontrou Rivellino livre para decretar o placar final do jogo. Seleção Gaúcha 3 X 3 Seleção Brasileira. Dizem que devido ao clima de guerra, este foi o último jogo que a Seleção Brasileira realizou contra uma Seleção Regional.
Everaldo, participou do Tricampeonato Mundial da Seleção Brasileira no México em 1970 e defendeu a Seleção Gaúcha naquele duelo contra a Seleção Brasileira, mas infelizmente Everaldo veio a falecer em 1974 num acidente de carro e como forma de ser homenageado, virou aquela solitária estrela dourada que existe na bandeira do Grêmio.
Sem dúvidas este foi um jogo que eu gostaria de ter assistido e por isso resolvi compartilhar com vocês. Espero que tenham gostado.
Marcadores: Dupla Grenal, Futebol, Memória Blog do JV, Seleção Brasileira
Postado por J.V.
as 23:10
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog