Como havia escrito neste post, estive entre terça e quinta feira a trabalho na cidade de Santa Maria. Na quarta feira, após o encerramento das atividades daquele dia, pude caminhar pela cidade e conhecer um pouco melhor esta cidade, que pela sua posição geográfica é considerada coração do estado. Conheci a Prefeitura, tirei fotos de uma bela igreja que localiza-se a cerca de 2 quadras do calçadão e pude conhecer a fachada da Boate Kiss, a Boate daquela tragédia.
(Igreja localizada próximo ao Calçadão)
Eu sou católico, e confesso que quando cheguei próximo da Boate Kiss, ou do que sobrou dela, senti uma sensação estranha, indescritível, naquele local, parece que até o vento é mais forte, pois uma quadra antes e uma quadra depois, não havia vento, mas próximo da Boate, havia um vento forte e frio. A rua que passa em frente da Boate é muito silenciosa, todas as pessoas parecem fazer silêncio quando passam por lá. A fachada da Boate se transformou num mural, onde familiares e amigos colocam, flores, cartazes, fotos, frases, enfim, onde cada um tenta prestar sua homenagem aos que perderam a vida naquela tragédia.
Confesso que é difícil entender o que ocorreu lá, pois a fachada da boate é bastante pequena para o número de vítimas. Os que conhecem, declaram que ela é funda, ou seja, que apesar de estreita na frente, ela é longa para trás.
Conversei com alguns Santa marienses, e eles declararam o que eu também penso, jamais alguém imaginava que aconteceria algo assim, ninguém, nem nos seus piores pensamentos, conseguiria imaginar uma tragédia daquela proporção.
Uma pessoa me contou que naquela semana da tragédia, as lojas fecharam e não havia praticamente ninguém nas ruas, sem contar que as pessoas que estavam nas ruas, estavam caladas, todos sem entender o que se passou.
Abaixo você poderá ver algumas fotos da fachada da Boate Kiss.
Próximo do calçadão, que fica a umas 2 quadras da Boate Kiss, como podem ver nas fotos abaixo, a gente se depara com uma barraca da AVTSM (Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria).
Desta viagem ficará na memória algumas frases que li em frente da Boate, bem como a certeza de que por mais que o tempo passe, Santa Maria sempre será lembrada por aquela tragédia. Sem contar que todos que perderam um familiar ou amigo, lembrarão daquela data fatídica de 27 de Janeiro, data esta que mudou a vida de muitas pessoas. Fico compadecido da dor destas pessoas e torço que a justiça seja feita, afinal nada vai reparar essa dor, mas pelo menos amenizará quando os responsáveis forem punidos.
Marcadores: Viagens
Postado por J.V.
as 16:05
e tem
1 comentarios >
|
Muito bom, JV.
Obrigado pela descrição de como estão as pessoas por lá e também por nos atualizar com as fotos. Sempre é bom lembrar dos erros do passado para que nunca mais se repitam.
Belo post!
Postar um comentário
Voltar ao blog