O Fantástico, programa da Rede Globo, mostrou ontem uma reportagem que é um verdadeiro tapa na cara de todo brasileiro honesto e que paga seus impostos. No meio da noite, presos fogem de uma casa de detenção por uma escada para buscar drogas. Depois, voltam carregados para dentro da cadeia. As imagens mostradas pelo programa Fantástico foram feitas por um agente penitenciário no Instituto Penal de Viamão (IPV), na Região Metropolitana de Porto Alegre, considerado o maior do regime semiaberto no Rio Grande do Sul, com 278 detentos.
A juíza Liliane Michels Ortiz, declarou:
Foram apreendidas muitas armas, uma enorme quantidade de drogas. Celulares, chips e uma coisa que demonstra perfeitamente, e isso não foi apreensão, isso é constatação da precariedade da segurança, é que foram encontradas seis mulheres dentro do presídio. E o presídio é só masculino.
Os presos cumprem penas do regime semiaberto. Alguns têm autorização da Justiça para trabalhar e podem passar o dia nas ruas.Muitos dos que saem, no entanto, não retornam. Somente nos primeiros quatro meses do ano, 280 presos escaparam, o que representa uma média de mais de duas fugas por dia. Nas ruas, a população convive com o perigo.
O comerciante Élgio Luiz da Cunha perdeu a mulher e o enteado, um jovem de 23 anos, que era policial, durante um assalto. No momento do crime, o assassino deveria estar dentro do Instituto Penal de Viamão. Na troca de tiros, o criminoso também foi morto.
Criada em 2004, a casa de detenção sempre foi motivo de reclamação na vizinhança, tanto é que um morador que não quis se identificar declarou:
Ser vizinho é estar no inferno, porque não se tem descanso para comer, não se tem descanso para nada. De dia eles atravessam a hora que eles querem. Ali eles que mandam. Andam armados, de canhão, de revólver, de pistola, de tudo.
Conforme o superintendente Gelson Treiesleben:
A estrutura física daquele local não oferece segurança. Ela está dentro de um parque, nos fundos de um parque, próximo a uma escola, próximo a residências ali ao redor, uma facilidade imensa de evasão. Hoje eu não tenho condições de fechá-lo. Porque eu não tenho um outro local que possa servir de referência, que venha a suprir a deficiência daquela casa. Mas estamos trabalhando sim. Estamos em projetos de construção de quatro casas com capacidade para 150.
Quando criminosos tem total controle dentro de um presídio, entrando e saindo a hora que quiserem, cometendo crimes e trazendo os objetos dos crimes para dentro do presídio, que está lotado de drogas e armas, a gente percebe o quanto o estado é inoperante. Seria cômico se não fosse trágico, parece coisa de filme de ficção, mas infelizmente não é, é a mais pura realidade. O Estado que deveria proteger o cidadão de bem, acaba servindo de guarida para os criminosos. É triste mas é a realidade.
Marcadores: Segurança
Postado por J.V.
as 20:04
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog