Existe um ditado popular que diz que "em mulher não se bate nem com uma flor", ainda mais se esta mulher for a ex governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, que costuma devolver o "tapa" com a mesma intensidade de que recebe. No entanto parece que o atual governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, não se lembrou disso. Ele fez declarações fortes contra o Governo Yeda e a resposta da ex governadora veio no mesmo tom.
Em entrevista publicada na Zero Hora da última sexta feira, o atual governador declarou:
— Os dois governos que mais levaram o Estado a essa situação de descalabro estrutural foram os governos Britto e Yeda.
Em seguida o atual governador declarou também:
— Nós temos uma visão diferente do que é ser um bom governo. O atual governo tem capacidade política de promover o crescimento econômico do Estado, diferentemente do governo anterior.
E ainda foi além:
— A governadora anterior não tinha relações nacionais e internacionais, não tinha uma política internacional ofensiva como é a nossa. Por que o governo não tinha uma ofensiva política de relacionamento nacional e internacional? Porque tinha uma governadora que não podia viajar, porque não tinha relações políticas nem pessoais com o vice-governador. Isso impedia que o Rio Grande do Sul saísse de uma posição paroquial, de uma posição fechada, e avançasse a essas relações importantes.
Confesso que lendo esta entrevista pensei comigo mesmo: Onde está a tão propagada capacidade do atual Governo de promover o crescimento econômico do Estado? Será que sou o único que não consegue ver na prática a declaração do nosso governador? E quando ele fala da ofensiva política de relacionamento internacional, logo me veio na memória algumas viagens do atual Governador para outros países, viagens estas, amplamente noticiadas, que segundo a imprensa praticamente não trouxeram benefícios práticos ao RS, somente despesas com viagens. Será que a ofensiva política internacional do atual governo está dando resultados?
Como boa guerreira que não foge a luta, a ex governadora Yeda Crusius rebateu as críticas do atual Governador. Ela afirmou que "mais conquistas" não foram possíveis na sua gestão porque o PT e o governo federal teriam sabotado programas como o Duplica RS, a construção da ERS-010 e a adoção um novo modelo prisional em Canoas, sempre por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Com ironia, Yeda afirmou ainda, que o atual governo precisa assumir os seus atos sem "transferir responsabilidades", em referência ao saque de R$ 4,2 bilhões feito por Tarso da conta dos depósitos judiciais para custear a máquina estatal.
Eu me lembro da polêmica que estes Projetos mencionados pela ex governadora causaram no RS. Lembro que mesmo sendo bons projetos, pelo menos no papel, já que não puderam ser implantados, eles foram rejeitados pela oposição que tinha maioria, já que a situação não conseguia se entender por falta de diálogo político.
Polêmicas a parte, acredito que com mais de 2 anos de Governo, Tarso Genro deveria ter mostrado a que veio: A maioria de nossas estradas pioraram; a educação piorou, tanto que estão querendo voltar a enturmação, onde 2, 3 ou até 4 séries diferentes convivem na mesma sala de aula com um único professor; o tão falado piso dos professores, criado pelo atual governador quando ele era Ministro da Educação não pode ser pago no nosso Estado; seguidamente tomamos conhecimento através da imprensa da falta de leitos em hospitais gaúchos; a segurança pública está em baixa; enfim, são tantas situações alarmantes que acredito que está mais do que na hora do atual governo arregaçar as mangas e ir a luta, pois do jeito que está não dá para continuar.
Todos os governos que passaram até agora deram sua contribuição para a situação atual, seja ela positiva, seja negativa, mas cabe a quem atualmente administra nosso Estado, parar de olhar tanto para o passado e visualizar o presente e principalmente o futuro de nosso Estado. Temos tantos problemas a serem resolvidos que é perda de tempo tentar achar os culpados pela situação atual, que realmente não é boa. O senhor Tarso Genro foi eleito governador, para governar o nosso Estado e é isso que os gaúchos esperam dele. Ficar perdendo tempo discutindo o que passou na minha opinião não passa de uma forma de tentar desviar o foco de todos os problemas acima citados. Se preocupe em governar senhor governador, que a avaliação do seu governo a população gaúcha fará nas urnas no próximo ano.
Marcadores: Política
Postado por J.V.
as 00:16
e tem
2 comentarios >
|
Muito bom, JV. Parabéns.
Colocação clara, lúcida e em boa hora. Fora Tarso! Fora PT!
Postar um comentário
Voltar ao blog