O Rio Grande do Sul é o Estado Brasileiro que ocupa a lanterna em rodovias asfaltadas. Conforme reportagem da Zero Hora de ontem, apenas 7,2% das estradas gaúchas são pavimentadas. Um Estado que é o quarto mais rico do Brasil ocupar a última posição no ranking de rodovias asfaltadas é o caos.
O nosso estado possui média menor do que a média brasileira, que é de quase 13 quilômetros asfaltados em cada cem, conforme dados consolidados de 2012 do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Ou seja, os gaúchos figuram na lanterna em um país que já está longe de ser um exemplo. Pelo contrário. O percentual nacional de 13% coloca o Brasil em último lugar em pavimentação entre as 20 maiores economias do mundo.
O percentual de estradas avaliadas como ótimas em pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2010 era de 28,6% e em 2012, caiu para apenas 11%. As péssimas subiram de 1,3% para 2,4%. O número de óbitos nas estradas cresceu 2,3% em 2012, na comparação com 2011, chegando a 2.083 vítimas fatais, contra 2.037 no ano anterior.
Algo precisa urgentemente ser feito, não podemos olhar estes dados e achar que é normal um Estado como o nosso estar nesta incomoda lanterna. Mãos a obra caros governantes!
Marcadores: Governo
Postado por J.V.
as 20:44
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog