O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, foi eleito o novo papa, anunciou nesta quarta-feira o cardeal diácono francês Jean-Louis Tauran ao aparecer na varanda central da Basílica de São Pedro. Bergoglio, que adotou o nome de Francisco 1º e se tornou o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história, terá a missão de liderar os 1,2 bilhão de católicos do mundo após a renúncia de Bento 16 , oficializada em 28 de fevereiro .
(Novo Papa aparece na varanda central da Basílica de São Pedro. Foto AP)
Jorge Mario Bergoglio é o 226º papa eleito na história, ele declarou:
- Antes de abençoá-los, porém, quero que vocês orem e peçam que Deus me abençoe.
O anúncio de que os 115 cardeais reunidos desde terça haviam escolhido o novo pontífice foi dado às 19h10 locais (15h10 de Brasília), após cinco rodadas de votação no conclave na Capela Sistina . Além da fumaça, badalos do sino ecoaram no Vaticano para que não restassem dúvidas de que o novo papa já havia sido escolhido.
A chaminé da Praça de São Pedro serve como um indicativo para os fiéis - se a fumaça sai preta, significa que os cardeais não escolheram um novo papa. Mas, se sai branca, quer dizer que o novo papa foi eleito. O pontífice escolhido atingiu uma maioria de dois terços (no mínimo, 77 votos).
Esse conclave teve a mesma duração do anterior, de 2005, que tomou dois dias e três rodadas de votação para eleger Joseph Ratzinger como novo pontífice.
Marcadores: Diversos
Postado por J.V.
as 17:22
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog