Fazia algum tempo que eu procurava uma foto da antiga Igreja Matriz de Espumoso, a qual localizava-se na Avenida Ângelo Macalós, no mesmo local onde hoje se encontra a atual Igreja Matriz. Hoje consegui esta foto, a qual estampou a capa do Jornal Folha Espumosense do dia 08 de Setembro de 1973. A foto não é muito nítida, mas dá para ter uma noção de como era esta Igreja.
Contam os mais antigos que muitos fiéis acreditavam que a Igreja corria risco de ruir e cair, então foi decidido pela derrubada da mesma. Porém para derrubá-la foi necessário a utilização de tratores devido a mesma estar bem firme e forte. Dizem que a dificuldade para derrubá-la foi grande, mas no final com muito custo conseguiram derrubá-la.
Marcadores: Cidade
Postado por J.V.
as 21:56
e tem
2 comentarios >
|
Lembro muito bem dessa igreja, pois sou espumosense. Não estava para ruir coisa nenhuma, e o falecido prefessor Afonso Spada foi de casa em casa fazendo campanha para não desmancharem a igreja, mas algumas cabeças modernistas da época tanto fizeram que acabaram por vencer pela opção da derrubada.
Parece qe ainda estou vendo um caminhao com algo como um guindaste, com uma espia de aço e uma bola enorme de ferro na ponta, balançando e batendo aquelA BOLA COM TODA FORÇA NAS PAREDES PARA PODER QUEBRÁ-LAS. Uma judiação. Lembro que meu pai assinou o abaixo assinado do professor Afonso para não destruir a igreja. Nunca entendi porque o monsenhor Augusto Rizzi permitiu isso, não só ele como a Diocese também.
A igreja era muito linda e tinha uma pintura interna peculiar. Muito bonita mesmo.
Muito obrigado pelo excelente relato.
Um abraço.
Postar um comentário
Voltar ao blog