ff




Blog do JV - blogdojv@espumoso.net
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Um exemplo de simplicidade

(Mujica em seu fusca azul)


Se passasse ao seu lado um fusca azul e alguém lhe dissesse que aquele senhor de 78 anos que dirige o fusca é o Presidente da República, certamente você iria rir e duvidar desta situação. Porém ela pode acontecer com qualquer um, num país aqui da América do Sul, nosso vizinho, chamado Uruguai. Todos os dias José "Pepe" Mujica, Presidente do Uruguai, embarca em seu fusca azul e segue em direção ao seu pequeno sítio Rincón del Cerro, uma zona considerada de classe média, localizada nos arredores de Montevidéu, onde cultiva hortaliças e flores e vive com a sua mulher Lúcia Topolansky, a qual é senadora da República. Todo fim de mês ao receber seu salário de US$ 12,5 mil de presidente do Uruguai, Mujica separa US$ 1,25 mil e doa o restante, cerca de 90%, a pequenas empresas e Organizações Não-Governamentais que trabalham com habitações populares. Sua mulher também doa boa parte de seu salário de senadora para estas organizações. Em entrevista ao Jornal Espanhol "El Mundo" que o chamou de presidente mais pobre do mundo, o presidente uruguaio declarou:

- Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos.

Foi pensando nos mais pobres que recentemente ele deu ordens para que a residência oficial em Montevidéu esteja disponível para receber os sem-abrigo durante o Inverno. E todos os edifícios públicos abandonados poderão em breve transformar-se em residências para os sem teto.

Além de sua casa em seu pequeno sítio, o qual é vigiado por poucos seguranças, seu único patrimônio é seu fusca azul, ano 1987 de 1300 cilindradas. Como transporte oficial ele usa um Corsa. Apesar de presidir um dos países mais importantes da América do Sul, Mujica vive de forma bem simples, teve de aceitar roupas novas, mas sempre preservando seu estilo informal, que não inclui, até hoje, o uso de gravata, e continua convivendo com os mesmos amigos de antes da eleição que o conduziu ao poder. Em seu pequeno sítio a única mudança que houve foi a construção de uma casinha para seus seguranças.

Sua vida simples, não é mera figuração ou tentativa de construir uma imagem seguindo orientações de um marketeiro. Mujica lutou contra a ditadura, passou cerca de 14 anos preso, fugiu da prisão, lutou pela volta da democracia e hoje é o presidente eleito do Uruguai. Tudo isso sem abrir mão de suas convicções, a ponto de rejeitar a idéia de mudança de sua vida por ser o chefe de uma nação. Mujica quebra protocolos, não vive na residência oficial, dirige seu próprio automóvel, arrisca sua segurança e de sua própria família, porque sabe que acima disso tudo está poder colocar sua cabeça no travesseiro e dormir com a consciência tranquila de quem sabe que sempre seguiu um padrão de conduta – que não mudou nem na ditadura, nem nos bons tempos da democracia que ele e seus velhos companheiros ajudaram a construir, e não seria agora que ele é o número 1 da nação que ele iria mudar. Mujica nos dá um verdadeiro exemplo de simplicidade e preocupação com os mais necessitados.

Marcadores:


Postado por J.V. as 13:04 e tem 24 comentarios
24 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Bem lembrado, JV, o cara é um exemplo. Quanta diferença dos nossos políticos, né? É impossível não comparar como o nosso ex-presidente. Até um filho ronaldinho ele arrumou prá justificar tanto dinheiro...

18 de junho de 2012 14:27  
Anonymous Anônimo disse...

Uma bela estoria. Jesus Cristo nao teve a mesma sorte. Nao conseguiu ser Presidente e foi cruxificado. Nossa Presidenta tambem tem uma estoria bonita, mas nao abre mao dos Direitos que o cargo lhe da. Como brasileiro, prefiro em atitudes a nossa Presidenta. O Mujica esta mais para Diretor de Colegio Franciscano.

18 de junho de 2012 17:05  
Anonymous Anônimo disse...

Esse sim é o verdadeiro político.Trabalha em prol do outro e não do seu bolso. Que belo exemplo.Como seria bom se nossos governantes agissem assim começando pelos políticos do nosso governo que muitas vezes nem sequer projetos apresentam, passam quatro anos só recebendo e nada fazendo.

18 de junho de 2012 17:06  
Anonymous Anônimo disse...

Mania de pT = "presidenta".
Por acaso escreve-se estudanta????

18 de junho de 2012 21:34  
Anonymous Anônimo disse...

O PIOR E QUE NÃO SOU DO PT. FOSSE EU POR ACASO, DO PPPPPTTT ESTARIA EU CRITICANDO O CARA DO FUQUINHA? NÃO ME CRITIQUE MAIS, SENÃO NÃO VOTO EM TI, SEU...

18 de junho de 2012 22:21  
Anonymous Anônimo disse...

Oh! Seu JV., mudou o assunto teu blog começou a explodir...Continue e veras...

18 de junho de 2012 22:23  
Anonymous Anônimo disse...

Quee belo exemplo que este homem está dando.

18 de junho de 2012 22:44  
Anonymous Anônimo disse...

EXEMPLO E PARA SER SEGUIDO: VOCÊS DÃO RAZÃO PARA O MUJICA E NÃO DÃO NEM O DIZIMO PARA A IGREJA, SEUS FARIZEUS...ESPEREM DAQUI A ALGUM TEMPO PODERÁ SURGIR ALGUMA CONTA EM ALGUM PARAÍSO FISCAL...

18 de junho de 2012 22:58  
Anonymous Anônimo disse...

Eu vou dar dízimo para a igreja quando o papa andar de fuquinha!
Pediu, levou!

19 de junho de 2012 11:15  
Anonymous Anônimo disse...

11:15 hahahaha muito boa essa
é verdade aquele lá vive na riqueza dos ouro da igreja

19 de junho de 2012 12:42  
Anonymous Anônimo disse...

ahahah! Boa, tb vou dar o dízimo quando o papa andar de fuquinha!

Podíamos pagar o imposto quando o presidente andasse de fuquinha. Se a moda pegasse, brasileiro iria economizar muito dinheiro.

19 de junho de 2012 12:49  
Anonymous Anônimo disse...

MEU AMIGO... QUER COMPARAR O TAMANHO DO MUJICA (QUE E UM COTE CRESCIDINHO), COM O PAPA (QUE E UM QUASE ELEFANTE)..., ENTAO APROVEITE O TEU DIZIMO, E COMRA UMA FUBICA E DE PARA O PAPA. QERER VE-LO NUM FUQUINHA E MUITA JUDIARIA...E QUASE COMO VER O PRESIDENTE URUGUAIO, SOZINHO, ANDANDO NUM TREM.

19 de junho de 2012 14:59  
Anonymous Anônimo disse...

14:59
Você não entendeu nada.
Não é uma questão de tamanho.
É uma questão de princípio.

19 de junho de 2012 16:55  
Anonymous Anônimo disse...

Não entendi, Jesus era tão simples por que o Papa não pode ser?
Não acho judiaria o Papa viver sem o luxo do vaticano.
Judiaria é fazer um pobre contribuir para este luxo.
E quanto o Mujica, não acho que todos devem seguir seu exemplo, mas todos devem respeitar esse exemplo e não querer diminuir o que ele faz.
Andar de fusca não faz dele o melhor dos homens mas indica um compromisso com o que ele fala o que é muito bom.
Já o Papa...

19 de junho de 2012 18:23  
Anonymous Anônimo disse...

AH! E UMA QUESTAO DE PRINCIPIO? EU SOU UM BURRO, NAO SABIA. NESTE CASO, O PRINCIPIO E O FUSCA... E O FIM, QUEM SABE, UMA FUTURA CONTA NA SUICA...QUEM E SANTO, AMIGOS, NAO PRECISA MOSTRAR AO MUNDO SUA HUMILDADE. EU TENHO O POVO DE ESPUMOSO COMO MAIS INTELIGENTE. OU ENTAO, VOU LEMBRAR-ME DE RUY BARBOSA QUANDO DISSE: DE TANTO PROSPERAR A IGNORANCIA, CHEGO A PENSAR QUE A BURRICE E UMA CIENCA.

19 de junho de 2012 20:19  
Anonymous Anônimo disse...

Novamente você não entendeu.
O princípio é o de viver de forma compatível com o que fala.
Se você fala que vai ajudar ao próximo, ajude!
Se você fala em sacrifício pelos outros, viva isso no dia a dia.
Se você fala em distribuir riqueza, distribua!

Quanto a conta na Suiça, não pense que todos são iguais a você.
Não conheço o Mujica nem sou partidário dele, mas achar que todos tem interesse por trás de cada ato sem procurar saber se isso é verdade não é o caminho. Tem muita gente decente em diversos partidos. Querer igualar todos por baixo é a vontade de quem pensa que quanto pior ficar mais ele vai ganhar.

Você por acaso é um candidato que nunca foi eleito?
Vai vir com a velho papo de mudar todos os que estão lá?
Concordo que alguns devem ser mudados. Mas todos?
Será que não é só para sobrar aquela vaguinha que você sonha?

19 de junho de 2012 21:02  
Anonymous Anônimo disse...

ACERTOU-ME EM CHEIO. MEUS PARABENS. VOU PARAR POR AQUI, PORQUE VI QUE ES DO SEXO FEMININO, E COM MULHERES NAO DISCUTO... TU TENS RAZAO.

19 de junho de 2012 23:21  
Anonymous Anônimo disse...

Estás errado novamente.
Ao discutir com as mulheres você aprenderia muito.
Elas além de inteligentes tem muita educação.

20 de junho de 2012 11:51  
Anonymous Anônimo disse...

bah, me prestei a ler o que o esperto da letra maiúscula escreve, além de todas as asneiras que escreveu, se declara machista. Sinto muito meu camarada, mas de pessoas como você, sinto pena.

20 de junho de 2012 12:58  
Anonymous Anônimo disse...

PASSEIO, CONSTANTEMENTE, POR DIVERSOS BLOGS. NOTEI QUE O JV.,NÃO ESTAVA ESTOURANDO E SUGERI QUE COLOCASSE ASSUNTOS POLÊMICOS...ELE COLOCOU ESTE DO MUJICA. ACHEI INTERESSANTE E COLOQUEI-ME A CONTRARIAR TUDO O QUE VIA...ACHO QUE CONSEGUI MEU INTENTO: SÃO MAIS DE VINTE COMENTÁRIOS...SÓ UM ESCLARECIMENTO ANTES DE DESPEDIR-ME: NÃO TENHO CONTA NA SUÍÇA, SEMPRE QUE ME CANDIDATEI, VENCI. (E NÃO FOI UMA SÓ VEZ), NÃO SOU MACHISTA, SÓ TEM UMA COISA, O VATICANO, ESTIVE LÁ, NÃO E TUDO O QUE FALAM...GUARDANDO AS PROPORÇÕES, TEM OUTROS PALÁCIOS QUE SÃO MAIORES. RESTA-ME, HUMILDEMENTE, ME DESCULPA-ME...

20 de junho de 2012 13:58  
Anonymous Anônimo disse...

prepotente e machista, raça braba, sai fora!

20 de junho de 2012 14:28  
Anonymous Anônimo disse...

agora vem dar uma de bonzinho.
a única verdade no post das 13:58 é a hora

20 de junho de 2012 21:28  
Anonymous Anônimo disse...

"SEMPRE QUE ME CANDIDATEI VENCI"
Cada povo tem o governo que merece!

21 de junho de 2012 09:22  
Anonymous Anônimo disse...

Votem no Suplicy. ele anda de Kadett 1998.

7 de dezembro de 2012 09:13  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos



 




 

Últimos Posts

Dupla Grenal é derrotada na rodada
Desfile dos "Amigos do Grenal de Espumoso" foi nes...
Desfile dos amigos do Grenal de Espumoso é neste d...
RS Lidera ranking de mortes por câncer de pulmão n...
Empresa Gaúcha de Rodovias
Internet já é a segunda maior mídia em receita no ...
Grêmio 0 X 2 Palmeiras
Perguntinha
Grávida de Gêmeos finalmente consegue transferênci...
Dia dos namorados

Arquivos

Maio 2012 Junho 2012 Julho 2012 Agosto 2012 Setembro 2012 Outubro 2012 Novembro 2012 Dezembro 2012 Janeiro 2013 Fevereiro 2013 Março 2013 Abril 2013 Maio 2013 Junho 2013 Julho 2013 Agosto 2013 Setembro 2013 Outubro 2013 Novembro 2013 Dezembro 2013 Janeiro 2014 Fevereiro 2014 Março 2014 Abril 2014 Maio 2014 Junho 2014 Julho 2014 Agosto 2014 Setembro 2014 Outubro 2014 Novembro 2014 Dezembro 2014 Janeiro 2015 Fevereiro 2015 Março 2015 Abril 2015 Maio 2015 Junho 2015 Julho 2015 Agosto 2015 Setembro 2015 Outubro 2015 Novembro 2015 Dezembro 2015 Janeiro 2016 Fevereiro 2016 Março 2016 Abril 2016 Maio 2016 Junho 2016 Julho 2016 Agosto 2016 Setembro 2016 Outubro 2016 Novembro 2016 Dezembro 2016 Janeiro 2017 Fevereiro 2017 Março 2017 Abril 2017 Maio 2017

 

 


WM INTERNET