Segundo reportagem do
Site ClicRBS, quase 46 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência: mental, motora, visual ou auditiva. Esse número corresponde a 24% da população total do país. Esta constatação faz parte do Censo Demográfico 2010 — Características Gerais da População, Religião e Pessoas com Deficiência, divulgado hoje, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é com certeza um dado muito interessante, para que os governantes brasileiros possam elaborar políticas públicas de inclusão social, visando facilitar o dia a dia destas pessoas. Tomara que nossos governantes tenham ciência destes dados e possam dar atenção a esta situação.
Eu fico impressionado, imaginando como pessoas com deficiência conseguem superar suas dificuldades, melhorando consideravelmente outras faculdades. Já vi reportagens noticiando sobre uma moça sem braços que utiliza os pés com tanta habilidade quanto se tivesse as mãos. Ela pega garfo e faca, pinta as unhas, dirige, se não me engano pilota avião, o tempo inteiro sorrindo. E não tem preconceito quanto a sua condição. O Estado deveria mesmo adotar políticas públicas para diminuir suas dificuldades. Poderia iniciar melhorando as condições de transporte para cadeirantes, que são simplesmente invisíveis para os motoristas de coletivos e, quando atendidos, não encontram condições apropriadas para acomodação dentro do ônibus.
Só agora descobri teu blog, JV. Ótima iniciativa, vou acompanhar sempre. Seria legal que se você colocasse algumas fotos de Espumoso de vez em quando, pra matar a saudade da terrinha. Parabéns.
Obrigado pelo elogio. Não posso explicar nada ainda, mas estou tentando conseguir algumas fotos sim, em breve devo ter novidades por aqui.
Um abraço.
Postar um comentário
Voltar ao blog